top of page

05 DE AGOSTO, DIA NACIONAL DA SAÚDE.


Hoje é comemorado o dia nacional da saúde! Data que surgiu para fomentar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde no Brasil, e para todos aqueles que atuam no setor de saúde é uma data que possui alta relevância, mesmo que não se fale tanto a respeito, pois relembra uma série de conquistas realizadas em nosso território.


Logo, a saúde é resultado de um equilíbrio físico e mental do nosso organismo que deve ser buscado diariamente. Esse estado de equilíbrio é alcançado por meio da combinação de diversos parâmetros, como uma boa alimentação, um bom descanso, atividade física regular, cuidados com a higiene pessoal e momentos reservados para o lazer, todavia existem fatores externos que influenciam nossa saúde, como o meio ambiente por exemplo, por isso, existem diversos motivos que contribuíram para esse dia ser considerado tão especial. Nesse contexto iremos entender melhor sobre os fatores históricos que motivaram a criação desta data.


Por quê, dia nacional da saúde?

Foi em 8 de novembro de 1971 por meio de um Decreto-lei, que o dia 05 de agosto passaria a ser considerado o ponto de referência na conscientização da população acerca do valor da saúde. Além disso a data também presta homenagem ao Oswaldo da Cruz, afinal, em 5 de agosto de 1872, nasceu este que representa um dos maiores nomes no combate às epidemias brasileiras.


A escolha se deve ao fato de que o médico Oswaldo da Cruz teve posição central no enfrentamento das epidemias do século XX, tudo através da implementação de medidas sanitárias. No combate à febre amarela, por exemplo, provocou uma verdadeira revolução ao percorrer milhares de casas junto de cerca de 80 homens, lacrando caixas-d’água e conferindo se havia alguém doente na residência.

Em 1904, Oswaldo Cruz enfrentou um de seus maiores desafios como sanitarista. Com uma grande incidência de surtos de varíola, o médico tentou promover a vacinação em massa da população. A vacinação era feita pela brigada sanitária, que era uma comissão de empregados da área de saúde preparados para executar esse serviço. Os profissionais entravam na casa das pessoas e vacinavam todos que lá estivessem, mas esta forma de agir indignou a população. O fato ficou conhecido como a Revolta da Vacina.


Medidas preventivas também foram realizadas por ele em relação a surtos como a peste bubônica e a varíola, ambos grandes problemas nacionais no último século. Sobre a primeira, o profissional não só percebeu que poderia ser controlada com o emprego de um tipo de soro, como propôs a instalação de institutos que fabricam o líquido junto do governo. Para se ter uma ideia da amplitude de suas ações, em 1907, o cientista foi reconhecido ao anunciar a erradicação da febre amarela e ganhar a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim.


Após a produção de tantos trabalhos e obtenção de resultados tão importantes para a saúde no Brasil, Oswaldo da Cruz é lembrado até os dias de hoje e é homenageado nesta data tão importante. Portanto no atual contexto desencadeado pela pandemia, o dia nacional da saúde tem um caráter ainda mais representativo como uma data que mostra o quanto o respeito à saúde é importante e representa esperança para a população.

 
 
 

Commenti


bottom of page